quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sustentabilidade na obra


A USP (Universidade de São Paulo) acaba de inaugurar mais um prédio da sua primeira unidade equipada com sistema de armazenamento de água da chuva. O novo edifício da Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto tem 2,4 mil m² e abriga salas de aula de graduação e de pós-graduação, sala de estudo e salão de exercício. O primeiro edifício do complexo entrou em funcionamento há quase dois anos para abrigar a administração da escola e, provisoriamente, as atividades didáticas. Ao todo, serão investidos R$ 25 milhões na unidade de 48 mil m², que terá ainda um ginásio para esportes com bola, em fase de acabamento, outro para ginástica, dança e lutas, quadras externas, piscina, pista de atletismo e campo de futebol society. Além de contar com o sistema de reaproveitamento da água da chuva, distribuído em três reservatórios com capacidade para 750 mil litros, o conjunto de prédios foi planejado para o aproveitamento máximo da iluminação natural. “É a primeira unidade da USP equipada para armazenar a água da chuva, que passará por um sistema de purificação e será utilizada, principalmente, na limpeza do ginásio e de outros espaços”, comemora o diretor, Valdir José Barbanti.
A preocupação ambiental na construção contagiou os frequentadores. Alunos, professores e funcionários realizaram dois mutirões, nos quais plantaram centenas de mudas, nativas e frutíferas, na extensão das duas
margens do córrego que passa em frente à unidade, para recuperá-las.
Criada em 2009, a Escola de Educação Física de Ribeirão Preto formará neste ano sua primeira turma, de 60 alunos. No total, a unidade tem cerca de 240 estudantes na graduação e 70 na pós-graduação. Oferece, também, vários cursos de difusão à comunidade.


"Após  a conclusão da infraestrutura, nossa meta é iniciar atividades de extensão para a comunidade. Também estão em andamento vários projetos de pesquisa dos 17 professores atuais”, adianta Barbanti.                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!