sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Demolição de escola para a obra do Maracanã

Hoje (30) era para ter sido o "dia D" para pais e alunos da Escola Municipal Friedenreich, situada ao lado da entrada do Maracanã e que infelizmente será demolida para obras do estádio. Estava agendado para esta sexta-feira o encerramento da matrícula de alunos nas escolas municipais da cidade e uma audiência pública na Câmara dos Vereadores referente o destino da Friedenreich. No entanto, a audiência foi cancelada, pois não teve nenhuma confirmação de presença da prefeitura ou do governo do Estado, e embora a matrícula seja autorizada, não se definiu em qual escola o estudante estará em 2013. Segundo a prefeitura, a Friedenreich será mesmo demolida. Mas não se sabe ainda quando e para onde ela vai. Na última terça-feira (27), o Ministério Público entrou com um ação civil pública contra o governo e contra a prefeitura para impedir que a escola seja derrubada, pois até o momento os pais dos alunos não tiveram garantias legais, do governo ou da prefeitura.
De acordo com a promotora do caso, Bianca Mota de Moraes, a confirmação da demolição ocorreu às vésperas do encerramento das matrículas para 2013, o que coloca em risco o direito à educação dos estudantes. “Não há uma nova localização onde os pais possam matricular seus filhos. Não é apresentado qualquer destino concreto, com prazo e endereço definidos para as novas instalações, o que inviabiliza a matrícula”, disse em nota.
O movimento social Meu Rio vai lutar contra a demolição, o movimento montou uma base de monitoramento online com transmissão de vídeo, em tempo real, na frente da escola, para ser vigiada 24 horas. Se os tratores chegarem, os cerca de 900 voluntários serão avisados por torpedo no celular, pela equipe do Meu Rio, para formarem uma barreira humana e impedirem a destruição da escola.


Quando é que vão priorizar a educação?

Faço minha as palavras de Daniela Orofino (coordenadora da campanha): “Não existem motivos para demolir uma escola de ponta e substituí-la por uma quadra de aquecimento temporária. Não podem fazer a quadra em outro lugar?”

Fonte: uol Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!