segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Começa hoje internação à força na cracolândia


Começa hoje o programa de incentivo à internação compulsória de viciados. O plantão judiciário que avaliará se os dependentes devem ser levados para tratamento, mesmo contra a vontade, passará a funcionar às 9 horas. 
Segundo noticiários, movimentos sociais estão se organizando para protestar contra a medida. Porém, o governo afirma que "a internação compulsória será apenas indicada a dependentes químicos que estejam com o estado de saúde grave e que, comprovadamente, não tenham consciência de seus atos. 

Um exemplo de quadro clínico de usuário de drogas considerado grave, segundo médicos, é ter uma convulsão na rua ou uma crise de abstinência muito forte.

Pessoas nessas situações serão encaminhadas ao Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) no centro de São Paulo. Neste local, irão passar por avaliações médicas e psicológicas. Logo, o caso será direcionado ao plantão judiciário, que funcionará em dias úteis das 9 às 13 horas. A junta, formada por advogado, promotor e juiz, definirá se o paciente deve, ou não, ser internado.

Muitos temem que o programa se torne uma caça para retirada em massa dos moradores de rua do centro paulista. Mas ao assinar os termos de cooperação com Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Tribunal de Justiça, a secretária de Estado de Justiça, Eloísa de Souza Arruda, afirmou que a nova política "não é um projeto higienista nem de internação em massa".

Fonte:estadao.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!