quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estado contratará 59 mil professores

O Governo paulista realizará o maior concurso da história do Estado para professores que queiram ingressar no sistema público de ensino. São mais de 59 mil vagas para educadores. 

A contratação integra a política de ampliação do quadro de docentes efetivos e de redução de temporários. Desde janeiro de 2011, foram nomeados mais de 34 mil docentes. A rede estadual tem 231 mil professores, entre efetivos e temporários. Foi anunciado também que os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual poderão acumular o cargo de efetivo com a contratação temporária.

A carga horária de acumulação será de 65 horas semanais. E o docente poderá substituir outro professor em horário distinto do de sua jornada de trabalho.
Mais de 800 cargos serão criados na rede estadual, entre profissionais de Diretorias de Ensino e órgãos centrais da pasta. O objetivo é desburocratizar as atividades das escolas, permitindo mais dedicação às salas de aula. 

Os cargos são de analistas de tecnologia (400) e analistas administrativos (418). As medidas abrangem também a nomeação de 973 agentes de organização escolar e a criação de 127 cargos de oficial administrativo e 87 de executivo público.

A publicação do edital do concurso para docentes está prevista para este semestre. Os aprovados deverão assumir as salas de aula no próximo ano. 
Os profissionais escolhidos passarão por formação específica na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo Paulo Renato Costa Souza. O curso tem 360 horas, divididas em 18 módulos semanais de 20 horas. 

Nas aulas, os docentes conhecerão o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das 5 mil escolas estaduais. A formação, que antes ocorria em período diferente do das aulas, será agora realizada simultaneamente, como parte integrante do estágio probatório. A alteração visa a tornar mais rápido o ingresso dos professores na sala de aula.


Fonte: Imprensa Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!