segunda-feira, 1 de abril de 2013

Professora da Fatec Araçatuba desenvolve sistema que ajuda no tratamento do câncer de mama


Renata de Freitas Góis, professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Araçatuba, desenvolveu um software que ajuda no tratamento do câncer de mama, como parte do resultado de sua tese de doutorado na USP.

Segundo Renata, o sistema criado ajuda a garantir a qualidade da imagem no processamento de exames de mamografia. Ela explica que existem vários tipos de digitalizadores para o processamento desses exames e sua criação proporciona maior precisão da imagem processada, independente do método utilizado na digitalização.

“Por meio de tal tecnologia é possível garantir maior qualidade no resultado final da análise, evitando assim, exames complementares. “Isso agiliza o tratamento, o que é fundamental em doenças que espalham com tanta rapidez”.

Sobre a pesquisa

O grupo de pesquisa que Renata participou para realizar seu doutorado desenvolve há mais de 20 anos estudos que ajudam na detecção precoce da doença. Os trabalhos são realizados no Departamento de Engenharia Elétrica da USP São Carlos e são comandas pelo professor livre-docente Homero Schiabel, pesquisador bastante conhecido no estudo de imagens médicas.

O doutorado de Renata originou o artigo “Automatic scanning software based on the characteristic curve of film mammography scanners (Software de digitalização automática baseado na curva característica dos digitalizadores de filmes mamográficos)”. A importância do trabalho já rendeu várias publicações, tanto nacionais como internacionais. A mais recente matéria saiu na revista internacional SPIE - Journal of Electronic Imaging e está disponível em: http://spie.org/x648.html?product_id=2025879

A tese de doutorado da professora pode ser lida em www.teses.usp.br.


Fonte: Fatec Araçatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!